Síndico Profissional ou Morador? Entenda a diferença
O que é um síndico e qual o seu papel?
O síndico é o responsável pela administração do condomínio, garantindo que as normas sejam cumpridas, gerenciando as finanças e zelando pela segurança e bem-estar dos moradores. Sua principal função é representar legalmente o condomínio e tomar decisões que beneficiem a coletividade. O síndico profissional é um especialista que atua de forma imparcial e técnica na gestão condominial.
Segundo o artigo 1.348 do código civil, o síndico tem como atribuição convocar a assembleia dos condôminos, cumprir e fazer cumprir a convenção e o regulamento interno do condomínio, elaborar o orçamento, fazer prestação de contas, entre outras funções.
Síndico profissional e morador, qual a diferença?
A principal diferença entre um síndico profissional e um síndico morador está na sua relação com o condomínio. O síndico morador é um condômino que assume a gestão do prédio de forma voluntária ou remunerada - geralmente por isenção da taxa condominial - enquanto o síndico profissional é um prestador de serviço contratado, sem vínculo residencial com o prédio.
O síndico profissional geralmente faz cursos focados em administração condominial e possui certificações na área. Além disso, o conhecimento e experiência adquiridos com a administração de outros condomínios lhe ajudam a oferecer uma administração mais eficiente, organizada e a ter mais facilidade para enfrentar os desafios do dia-dia de um condomínio.
Já o síndico morador não precisa ter formação específica na área, basta ter vontade de assumir a função e se voluntariar em assembleia. Ele pode ter experiência a partir da gestão de outros condomínios nos quais já foi morador, por exemplo, mas isso não é um requisito necessário.
Tanto o síndico profissional quando o síndico morador são eleitos em assembleia, a partir da votação dos condôminos.
Síndico profissional: vantagens e desvantagens
Vantagens:
O síndico profissional possui experiência e conhecimento técnico na gestão condominial.
O síndico profissional atua com impessoalidade na tomada de decisões.
O síndico profissional evita envolvimento emocional em conflitos internos.
O síndico profissional vai buscar fornecedores e implementar melhorias que valorizem o seu imóvel.
O síndico profissional tem maior disponibilidade de tempo para resolver questões administrativas.
Desvantagens:
Pode gerar um custo adicional do condomínio.
Na maioria das vezes não reside no condomínio
De forma geral, não há grandes desvantagens em ter um síndico profissional, apenas o custo extra que pode ser gerado para o condomínio. Porém, esse custo pode ser considerado um investimento, pois irá retornar aos moradores em forma de valorização do imóvel, segurança e qualidade de vida.
Quanto ganha um síndico profissional?
O salário de um síndico profissional varia de acordo com o tamanho e a complexidade do condomínio. Em média, os rendimentos de um síndico profissional podem variar entre R$ 3.000 a R$ 10.000 por mês, podendo ser maiores em condomínios de grande porte. Para entender o valor de um síndico profissional para o seu condomínio, faça uma cotação aqui.
Quem paga o salário do síndico profissional?
O pagamento do síndico profissional é feito pelo condomínio, a partir da taxa condominial arrecadada dos moradores. O valor do serviço do síndico profissional é previamente acordado em assembleia e incluso no orçamento anual do condomínio.
Como escolher entre síndico profissional e síndico morador?
Para escolher entre um síndico profissional e um síndico morador, é essencial avaliar as necessidades específicas da gestão, o orçamento disponível e o perfil dos condôminos. Um síndico profissional tem mais conhecimento técnico e imparcialidade para resolver os conflitos e tomar decisões. Já o síndico morador pode ter mais proximidade aos condôminos e estar presente por mais tempo no condomínio. Alguns dos motivos para a escolha de um síndico profissional são:
Má gestão de síndicos anteriores
Falta de candidatos moradores
Má gestão de recursos financeiros do condomínio
Necessidade de uma pessoa com habilidade para gestão de contas e previsões orçamentárias
Escolher um bom síndico profissional é essencial para garantir a harmonia e a organização do condomínio!